Simas's Blog

Allegro ma non troppo

Que tal ensinar LIBRAS nas escolas públicas?

Este é um assunto que venho pensando há algum tempo. Não foi algo que surgiu assim do nada, mas de uma situação durante o semestre passado na faculdade.

Curso Ciência da Computação na UNIVALI, e no referido semestre havia um rapaz com deficiência auditiva. Até aí tudo bem, a universidade cede intérpretes para os alunos que possuirem tal necessidade. O ponto onde quero chegar é a interação dos outros alunos com este (a pessoa com deficiência auditiva).

É claro que na sala não havia ninguém que sabia a língua brasileira de sinais, ou seja, o círculo social do aluno dentro da sala restringia-se a ele e os intérpretes. Uma pena, pois em trabalhos em grupo ele ficava isolado.

Esse tipo de situação poderia ser revertida se nas escolas públicas e privadas fosse oferecido a disciplina de LIBRAS, como já acontece na ciade de Salvador (onde é lei municipal, inclusive):

Projeto de Lei do vereador Gilmar Santiago, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, estabelece que a rede pública de ensino deverá garantir, a todos (as) os (as) alunos (as) surdos (as), o acesso à educação bilíngüe: Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), desde a educação infantil até os níveis mais elevados do sistema educacional.¹

Na minha opinião, seria interessante substituir as aulas de religião (já que elas geralmente são parciais, voltadas apenas ao cristianismo e não a todas as religiões) por LIBRAS.

É isso!

Referências:

¹ – http://cursodelibrasextensao.blogspot.com.br/2010/04/libras-nas-escolas-publicas-de-salvador.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: