Simas's Blog

Allegro ma non troppo

Quando literatura e música se encontram: J.R.R Tolkien e Blind Guardian.

Dando sequencia a série “Quando literatura e música se encontram”, hoje falarei de J.R.R Tolkien, o grande mestre da literatura fantástica, e Blind Guardian.

Há muito sou fã do Tolkien, e do heavy metal também. Certo dia um amigo me apresentou uma banda alemã chamada “Blind Guardian”, emprestou-me um CD que logo despertou meu interesse: “Nightfall in Middle-Earth”.

Nightfall in Middle-Earth

Nightfall é um álbum que fala exclusivamente do Silmarillion, narrando acontecimentos como “A Guera da Ira”, a profecia de Mandos, Beren e Luthien entre outros. Veremos a seguir uma pequena análise das faixas do álbum.

The War of Wrath

A primeira faixa fala sobre a invasão de Angband e Morgoth é derrotado. O diálogo é entre Morgoth e Sauron, onde o Senhor do Escuro liberta Sauron de seus serviços.

Into the Storm

Esta faixa fala sobre a fuga de Morgoth e Ungoliant após destruirem as Árvores de Luz (Telperion e Laurelin) e roubar as Silmarils. Morgoth promete alimentá-la com as duas mãos e então ela o cobra (“I did my part / Now it’s your turn / And remember / What you’ve promised”). Como as Silmarils estavam em sua mão direita, ela a alimenta apenas com a mão esquerda. Ungoliant então se rebela e Morgoth invoca os seus balrogs. O refrão mostra o canto dos balrogs vindo em auxílio de seu mestre.

Lammoth

Lammoth fica a noroeste da Terra-Média, foi neste local onde Morgoth soltou um grito terrível que ecoou (Lammoth significa “grande eco”) pelas montanhas, dando nome ao local.

Nightfall

Nightfall fala da escuridão que caiu sobre a Terra-Média quando Morgoth e Ungoliant destruiram as Árvores de Luz. Também é mencionado na música o juramento feito por Feänor e seus filhos.

The Curse of Feänor

Fala da maldição lançada por um mensageiro dos Valar sobre Feänor e os Noldor após eles terem massacrado os Teleri para roubar-lhes seus barcos.

Captured

Após a morte de Feänor, Maedhros (o filho mais velho de Feänor) é capturado por Morgoth e acorrentado nas Montahas de Thangorodrim. Aqui Morgoth fala a Maedhros.

Blood Tears

Fingon, que era amigo de Maedhros, vai até as Montahas de Thangorodrim para o resgatar.

Mirror Mirror

Esta canção fala sobre Gondolin. Conta como Turgon (um dos filhos de Fingolfin) encontrou o vale secreto de Tumladen e como ele construiu esta grande cidade.

Face the Truth

Fala da primeira aparição da lua e sobre o destino dos Noldor.

Noldor (Dead Winter Reigns)

Esta canção fala do destino obscuro dos Noldor e principalmente sobre a caminhada de Fingolfin através de Helcaraxe quando fora traído por Feänor e deixado para trás. Nesta música há uma parte falando sobre a maldição lançada por Mandos.

“Your homeless souls
Shall come to me
There’s no release
Slain you might be
Slain you will be
Slain you will be
And lost
Who will not reach the
House of spirits
(Will) grow old and weary”

“Suas almas sem lares
Virão a mim
Não há libertação
Mortos talvez estejam
Mortos vocês estarão
Mortos vocês estarão
E os perdidos
Que não conseguir alcançar
A casa dos espíritos
(Irá) envelhecer e se exaurir”

The Battle of Sudden Flame

Esta canção é sobre Dagor Bragollach – a Batalha da Chama Súbita. Nesta grande batalha Morgoth incendiou as terras através de suas criaturas – Glaurung (o primeiro dragão), Balrgons e uma legião de Orcs que mataram tudo o que havia pela frente.

Time Stands Still (At the Iron Hill)

Esta canção é sobre Fingolfin que vai até Angband desafiar o Senhor do Escuro, após uma difícil luta, Fingolfin é derrotado por Morgoth.

The Dark Elf

O elfo escuro foi Eol. Casou-se com Aredhel de Gondolin e foi pai de Maeglin. Este mais tarde foi para Gondolin onde acabou tornando-se um traidor.

Thorn

Esta canção fala da traição de Maeglin, do seu nascimento à chegada em Gondolin e como traiu a cidade.

The Eldar

Esta canção fala sobre Finrod (filho de Finarfin) que morreu em Minas Tirith (não a que é mencionada no “O Senhor dos Anéis”) após uma luta com um dos lobos de Sauron que estava prestes a matar Beren.

Nom the Wise

Aqui Beren lamenta a morte de seu amigo, Finrod. Ele era um grande amigo dos homens e eles o chamavam de “Nom, o Sábio”.

When Sorrow Sang

Esta é minha favorita, aqui conta a história de Beren e Lúthien. Para poderem ficar juntos, Thingol ordena a Beren que traga uma das Silmarils que estão engastadas na coroa de Morgoth. Thingol assim o fez para evitar que Lúthien se casasse com um humano, porém ela ajudou seu amado a cumprir a tarefa. Infelizmente Beren acabou sendo morto por um dos lobos de Morgoth. A música fala da morte de Beren e como ele retornou ao mundo dos vivos.

Out on the Water

Fala sobre a “Ilha onde os mortos vivem”, uma pequena ilha onde Beren e Lúthien viveram até o fim de seus dias.

The Steadfast

Aqui Morgoth fala a Húrin, o maior guerreiro de todos os homens. Aqui o Senhor do Escuro fala sobre sua vitória final após a Quinta Grande Batalha.

A Dark Passage

Esta canção é sobre a Quinta Batalha. Foi uma batalha devastadora na qual Morgoth venceu os elfos, feito alcançado pois os elfos foram traídos pela casa de Ulfang, que se aliaram a Morgoth.

Para ouvir o álbum, basta clicar aqui.
E se você não viu o primeiro post, clica aqui.

Espero que tenham gostado, abraço e até a próxima!😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: